Imagem capa - A importância da Higiene das Mãos por Mônica Rivaroli Fotografia
Sobre os EnsaiosDicas para os Pais

A importância da Higiene das Mãos

Você sabia que as mãos são uma das principais vias de transmissão de doenças?


   O Higiene das Mãos, muitas vezes, é considerada um ato simples e sem grande importância. Porém, esta é uma medida extremamente eficaz na prevenção contra doenças.


   O nosso organismo é hospedeiro de muitos microrganismos que vivem nele sem causar nenhum problema à nossa saúde, como as bactérias responsáveis pela manutenção da flora do intestino. Entretanto, também existem esses pequeninos organismos que, em contato com o nosso corpo, podem causar doenças graves, como infecções, desinteria, gripes, inclusive a H1N1 ( que está preocupando todo mundo!)


   A maioria destes vilões à nossa saúde entram em contato com o nosso corpo primeiramente pelas mãos. É muito comum estarmos em contato com superfícies que podem estar contaminadas ou, simplesmente, manipularmos  dinheiro, celulares e outras coisinhas que sempre estão expostos ao ambiente.


   Para que a transmissão de doenças seja controlada, é importante que as mãos sejam lavadas sempre que possível, principalmente, ao se alimentar, ir ao banheiro, tossir, espirrar, assoar o nariz, brincar com os pets, manusear os resíduos de casa (principalmente os de banheiro...   ).   


Vamos te ensinar os passos para uma boa higiene das mãos! 


Observe atentamente como deve ser realizada a higienização das mãos

Fonte: Revista Brasil Escola 

 Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/importancia-lavar-as-maos.htm


   A lavagem das mãos pode ser feita com água e sabão (uma prática mais simples!) e, também, pode ser feita com agentes antissépticos, como o Alcool 70%. Mas atenção: para que o álcool gel tenha eficácia, é recomendado que ele tenha exatamente a concentração de 70%, pois se a concentração for mais alta, ele perde a sua ação bactericida ( ele apenas desidrata a célula da bactéria sem destruir o organismo!).


CURIOSIDADE!


A Organização Mundial de Saúde diz que doenças como a diarréia podem ser evitadas e reduzidas em 40% se todas as pessoas lavassem corretamente as suas mãos!



E aí, como vocês fazem a higiene das mãos? Estão fazendo tudo certinho? 

Aqui no Estúdio, o cuidado é redobrado e a higiene das mãos é feita sem moderação, com cuidado e com carinho, como deve ser.