02/03/2017 às 17:38 Dicas para os Pais

Criação com Apego!

805
4min de leitura

Oii, tudo bem?! Meu nome é Nayara, tenho 27 anos, sou esposa do Marcelo e mãe do Pedro de 11 meses ( Ele não é uma fofura? )

Aqui embaixo, tem uma foto da nossa família para vocês nos conhecerem! 

    Recebi o convite da Mônica e da Iza para fazer posts aqui para o blog e fiquei super feliz, já que adoro esse “universo blogueiro”. Por aqui vamos conversar um pouco sobre gravidez, maternidade e sobre os bebês e crianças, sintam-se à vontade para compartilhar suas experiências e opiniões ♥

   Vou começar falando sobre Criação Com Apego! você já ouviu falar? Sabe o que é e como funciona?

    O termo "attachment parenting" (em português, criação com apego) foi criado pelo pediatra americano William Sears. Ele defende a criação como uma forte ligação emocional dos pais com os filhos durante a infância. Desde recém-nascidos, os bebês têm a necessidade de se manter fisicamente perto de seu cuidador (normalmente a mãe) para proximidade, proteção e previsibilidade. O estudo sobre o assunto já existe há mais de 60 anos e é feito por pesquisadores das áreas de psicologia e desenvolvimento infantil.

    O vínculo criado com a criança através do carinho, cuidado e atenção influenciam no desenvolvimento psicológico infantil. Esse vínculo faz com que a criança sintam-se protegida e, futuramente, não terá problemas quando houver a separação dela com os pais (quando for para a escola, por exemplo).

    Mas isso não quer dizer que a criança não terá limites. É essencial estabelecer uma rotina, para que a criança aprenda, desde cedo, que existem regras a serem cumpridas.

    A Attachment Parenting International (API) é uma fundação que tem como missão promover práticas de criação que criam vínculos emocionais fortes e saudáveis entre pais e filhos. A API acredita que a prática da Criação com Apego (do inglês Attachment Parenting – AP) atende às necessidades da criança de confiança, empatia e afeição, provendo a base para uma vida repleta de relacionamentos saudáveis. Por isso, criou 8 princípios básicos da criação com apego, que não são regras, mas ferramentas que os pais devem analisar e decidir em seguir ou não.

Então, vamos conhecer os Oito Princípios da Criação com Apego.

1 - Se preparar para a gestação, nascimento e criação.

   A preparação para a gestação envolve o estudo de filosofias de criação, a preparação tanto física quanto emocionalmente para a gestação, nascimento e criação da criança. Este é o primeiro passo na criação de um vínculo forte com os filhos.

2 - Alimentar com amor e respeito.

Conhecer sobre a amamentação e a alimentação adequada e consciente para a idade do seu filho.

3 - Responder com sensibilidade.

  Não deixar o bebê chorar por muito tempo, compreender que bebê precisa de colo e contato físico para se sentirem seguros, entender que o choro do bebê não é birra e que é a forma dele se comunicar e não deve ser ignorado. Além disso, saber agir com conforto durante explosões de raiva da criança, e não com punição, entre outros.

4 - Usar contato afetivo.

  O contato afetivo estimula os hormônios de crescimento do bebê, melhora o desenvolvimento intelectual e motor e ainda ajuda a regular a temperatura do corpo, OS batimentos cardíacos e padrões de sono. A amamentação, banho com carinho, massagens, abraços e aconchegos garantem no estreitamento do vínculo com a criança.

5 - Garantir sono seguro, física e emocionalmente.

  Deixar seu bebê chorando para que ele aprenda a dormir a noite toda não faz com que ele se sinta seguro, pelo contrário, durante a noite, a criança continua tendo as mesmas necessidades. Aqui nesta questão também entra a cama compartilhada, que além do vínculo com o bebê, também facilita é uma alternativa que auxilia os pais à atenderem as necessidades da criança durante a noite.

6 - Dar cuidado consistente e amoroso.

  Os bebês têm necessidade da presença física de um cuidador amável, consistente e receptivo. Se o bebê recebe cuidado com amor desde o início da vida, ele constrói um vínculo de apego saudável com seus cuidadores que são, geralmente os pais.

7 - Praticar a disciplina positiva.

  A disciplina positiva envolve o uso de técnicas como prevenção, distração, e substituição para guiar gentilmente os filhos para longe do perigo. Este princípio mostra que se deve tratar os filhos como se gostaria de ser tratado. É aqui que se fala que uma disciplina dura e física ensina aos filhos que a violência é a única maneira de resolver problemas, e que disciplinas controladoras ou manipuladoras comprometem a confiança entre pais e filhos e prejudicam os vínculos.

8 - Manter equilíbrio entre vida pessoal e familiar.

  As necessidades de toda a família são importantes e devem ser atendidas sempre que possível, pois, quando em equilíbrio, os membros da família são mais capazes de ser emocionalmente compreensíveis.

Fonte: https://goo.gl/oWX04d

Na Internet existem muitos artigos referentes à Criação com Apego, mas eu vou indicar um canal excelente para vocês, o Paizinho Vírgula! 

Os vídeos dele são baseados nessa filosofia, são dinâmicos e fáceis de entender!

Vale muito a pena!

Me conta aqui o que você achou da criação com apego e se você já pratica com seus filhos.

Quer saber mais sobre mim? Entra no meu blog, é só clicar aqui ó: http://mamaenaopara.com.br/

Até a próxima, beijos!♥

02 Mar 2017

Criação com Apego!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

BOOK DE BEBES BOOK DE GRAVIDA BOOK DE RECEM NASCIDO Brasil Crianção com Apego FOTOGRAFIA DE BEBES Fotografia de Familia Fotografia de Gestantes FOTOGRAFIA DE PARTO FOTOGRAFIA DE RECEM NASCIDOS Fotografia Maringa Fotografo Bebes Maringa FOTÓGRAFO DE GRÁVIDA MARINGÁ Fotografo Gravida Maringa Fotografo Maringa maedemenina maedemenino MARINGA MONICA RIVAROLI MONICA RIVAROLI FOTOGRAFIA MonicaRivaroliFotografia Newborn Parana PARTO Sessao Gestante SESSAO NEWBORN SESSAO RECEM NASCIDO Vida de mãe

Logo do Whatsapp